segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Conheçam a Casa 88º

Nenhum comentário
Olá pessoas tudo bem?
Como eu disse conhecemos muitas coisas na Expo Arquitetura Sustentável, entre elas conhecemos a CASA 88º, eu falei um pouquinho dela no vídeo aqui, foi um dos estandes que eu mais gostei, e hoje vou mostrar pra vocês esse projeto genial!
Vejam só esse vídeo de apresentação que rolou la na Expo!



O lançamento oficial do empreendimento CASA 88° aconteceu no evento Expo Arquitetura Sustentável, em São Paulo isso mesmo eu estava lá!. Na ocasião, foram apresentadas as características deste projeto pioneiro em arquitetura sustentável holística, com equipe multidisciplinar, inovação tecnológica e grau máximo de eficiência em todas as fases de vida da edificação - projeto no papel, escolha de materiais, obra, uso com indicadores de desempenho mensuráveis, manutenção e retorno dos materiais à natureza.

*Casa 88° - perspectiva ilustrativa (crédito Atelier O´R Arquitetura)

SUSTENTABILIDADE 

Projeto concretizado pelas empresas consorciadas Atelier O´R ArquiteturaGaia ConstrutoraMADO Janelas & Portas e Rewood Madeira Laminada com premissas de sustentabilidade em todo o seu ciclo de vida, a CASA 88° integra conhecimento e inovação tecnológica aos aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais. "Juntos, na CONEXÃO 88°, valorizando a utilização de materiais ecológicos, certificados e reciclados; reduzindo o impacto ao entorno e ao meio ambiente, melhorando a eficiência térmica, acústica e energética para atingir excelência em desempenho, conforto e qualidade de vida aos moradores da CASA 88°

MINIMIZAR O IMPACTO NEGATIVO + MAXIMIZAR O IMPACTO POSITIVO.  A CASA 88° será a primeira residência com o grau máximo de certificação do Selo Consciente O’R 88° localizada na condomínio residencialFazenda Boa Vista, da JHSF Incorporações.

Selo Consciente O’R 88° gradua os projetos de arquitetura do Atelier O’R de acordo com estratégias e sistemas construtivos sustentáveis, entre os quais destaca-se a pioneira estrutura para cobertura Wave Stud®.

Estética e funcionalidade estão presentes na cobertura Wave Stud®, uma solução inédita no Brasil projetada para a melhora do desempenho térmico da residência e também para o aproveitamento acústico e benefício estético, sendo, ainda, protagonista da captação e reaproveitamento de água da chuva.
Aqui você pode entender tudo o que acontece na casa.
CORTE SALA ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS REDUZIDO bx
Clique na imagem para ver melhor.

LEGENDA
1- Reflexão- Redução ilha de calor.
2- Radiação Solar- Alto potencial de produção de energia FV.
3- Entrada Radiação Inverno- Sol como bactericida, renovação do ar.
4- Beiral- Proteção da entrada da radiação direta.
5- Massa Térmica- Irradiação Solar.
6- Abertura Zenital- Iluminação e ventilação natural.
7- Cobertura Verde- Isolamento térmico e acústico.
8- Paisagismo Nativo- Redução do consumo de água, preservação do bioma local.
9- Captação de águas pluviais- Coleta de água da chuva em cisterna.
10- Reuso de água da chuva- Filtragem e reutilização de água através do sistema de irrigação por gotejamento e vasos sanitários.
11- Ventilação Cruzada- Aberturas voltadas para orientação dos ventos predominantes e saída do ar quente nas aberturas altas na fachada oposta.
12- Lareira- Aproveitamento de calor.
13- Termômetro- Conforto ambiental aplicando estratégias passivas.
14- Materiais- Reciclados e reaproveitados.
15- Madeiras- Certificadas.

CASA 88° - 24hs ao vivo  

A obra da CASA 88° contará com a gravação de três câmeras de vídeo, o que possibilitará assistir “a live” a construção em todas as suas etapas. Os materiais e sistemas construtivos, passo a passo, poderão ser conferidos no hotsite do empreendimento (www.casa88graus.com.br). Uma equipe de difusão e comunicação da CASA 88° irá atuar com captação de imagens, assessoria de imprensa e produção contínua de conteúdo para gerar um documentário e um livro completo deste case de sustentabilidade pioneiro no Brasil. 

Conexão 88° 

Atelier O´R Arquitetura, Gaia ConstrutoraMADO Janelas & Portas e Rewood Madeira Laminada. "AConexão 88º é formada por quatro empresas com especialidades complementares e o interesse comum de comprovar a viabilidade do desenvolvimento de negócios sustentáveis no mercado brasileiro", conta Eduardo Busin, diretor da Gaia Construtora. Com visão racional para o uso de recursos naturais, Busin acredita que hoje sustentabilidade é um diferencial, mas a longo prazo significará uma premissa obrigatória não só na construção civil, mas no modo de vida das pessoas.
“A criação do grupo vai de encontro com os nossos princípios e valores. Sempre acreditamos em arquitetura e construção sustentável, em todos os aspectos. Desde a sua concepção até a execução com a contratação de fornecedores que tenham a mesma visão. Acreditamos em trabalho colaborativo. Cada um com sua especialidade, que é sempre somada à visão de todo o processo”, esclarece Alexander Takata, diretor da MADO Janelas & Portas. Com uso de madeira de reflorestamento Lyptus, a MADO desenvolveu todas as soluções em esquadrias e caixilhos da CASA 88°.

"O investimento em desempenho, inovação tecnológica e eficiência técnica dos materiais e das soluções em engenharia estrutural são fundamentais para o sucesso do projeto. Trabalhamos com toda a estrutura da casa em madeira laminada colada considerando a sintonia entre as atividades de concepção, produção, transporte, logística e supervisão da montagem final na obra", afirma Mario Occhialini, diretor da Rewood Madeira Laminada. Ao utilizar 100% de matéria prima proveniente de reflorestamento, Occhialini traz ao projeto as características de isolamento termoacústico e excelente durabilidade da madeira, além da capacidade de retirar CO² da atmosfera, ao mesmo tempo em que evita o corte de madeira nativa.

"Nos reunimos em busca de uma resposta eficaz frente ao desafio atual de re-construção do nosso planeta", finaliza Patricia O´Reilly, arquiteta urbanista porta-voz da CASA 88°.

Conexão 88º conta, ainda, com um grupo de parceiros projetistas, arquitetos, engenheiros e paisagistas que atuam de modo integrado para alcançar o objetivo comum de viabilização de um case de sustentabilidade brasileira.

Fonte de inspiração - natureza


O batismo do Selo Consciente O'R 88° é inspirado no ciclo de vida sensível à mudanças bioclimáticas da borboleta Diaethria clymena, popularmente chamada de Borboleta 88, devido aos arabescos (ornamento de folhagens, flores e figuras entrelaçadas) que existem nas laterais de suas asas. Esta certificação gradua a sustentabilidade dos projetos que saem das pranchetas do Atelier O’R segundo as estratégias aplicadas e considera desde a etapa de planejamento ao projeto; passando pela escolha dos materiais à construção; até chegar ao uso do empreendimento construído, medição do desempenho, manutenção racional e desmonte dos materiais para o retorno à natureza, fechando assim o seu ciclo de vida.
E aqui umas imagens da maquete digital da casa:




Um beijo e até o próximo post!

Nenhum comentário :

Postar um comentário