segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Palácio de Cristal

Nenhum comentário
Construir algo magnifico gigantesco que marcaria a evolução das técnicas de construção da época, e depois desmontá-lo parece loucura ou brincadeira não é mesmo?
Mas acredite é verdade isso aconteceu!
O Palácio de Cristal foi construído para sediar a grande "Exposição dos Trabalhos da Industria de todas as Nações" em 1851. Para esse feito Joseph Paxton participou de um concurso para o edifício central da grande exposição.
Na verdade houve um primeiro concurso que foi vencido por Hector Horeau, porém o projeto não correspondeu todas as expectativas do concurso que seriam: uma construção, fácil, rápida, barata e que pudesse ser desmontada e montada em outro local, assim foi aberto outro concurso onde Paxton foi o vencedor.
Como ele já tinha alguma experiência em edifícios de construção rápida, barata e funcional, com estrutura em madeira e ferro preenchidos por vidro, como a grande estufa em Chatsworth, Derbyshire, erguida entre 1836 e 1841. Criou um edifício como uma espécie de estufa só que em escala muito maior, o qual foi chamado de Palácio de Cristal.
Demorou cerca de dez meses para ser construído, tinha 564 metros de comprimento, e sua altura interior era de 33 metros. A Grande Exposição durou por 6 meses, e logo após seu termino o edifício foi "desmontado" da pra acreditar? Tanto trabalho pra ir lá e desmontar!
Apos algum tempo foi reconstruído em Sydenham ao Sul de Londres, acolhendo exposições, concertos e entretenimento público, durante sua reconstrução houve algumas mudanças, a mais marcante foi a abóboda cilíndrica colocada no centro do edifício, em 1936 foi destruído por um incêndio.
Essa construção foi algo marcante para época pois dava inicio a uma série de edifícios dedicados a exposições industriais internacionais.
Fatos interessantes:
  • 75.000 m² de área total
  • 800 toneladas de ferro fundido
  • 700 toneladas de ferro forjado
  • 84.000 ² de vidro 
  • projetado em 7 semanas
  • produzido em 6 meses
  • montado em 4 meses
Este edifício inaugura a era das construções totalmente industrializadas pois era feito de peças "prontas" precisando apenas ser montado, assim como na maioria das construções atuais, pré fabricadas.
Galera não esqueçam de comentar!
Beijos e até o próximo post ;*




Nenhum comentário :

Postar um comentário