terça-feira, 5 de agosto de 2014

O que um Arquiteto faz?

Nenhum comentário

Vejo muitas pessoas com essa duvida, e muitas vezes elas fazem uma confusão danada com duas profissões, Engenharia Civil e a Arquitetura.
Afinal o que um Arquiteto faz?


A Arquitetura é uma mistura belíssima entre Humanas e Exatas, e essa talvez seja a maior das diferenças dentre a Arquitetura e a Engenharia Civil, a engenharia esta voltada para as técnicas de construções e com o Edifício a obra em si, já para o Arquiteto a maior preocupação é o individuo que habitará o local, a relação do homem e o local, a personalidade e estilo de vida de quem viverá(trabalhará ou estará) no local.
O Arquiteto faz toda uma pesquisa de campo antes de começar a projetar, nessa pesquisa vemos aspectos como: terreno, vizinhos, transito nas proximidades, fluxo de pessoas, topografia do terreno, temperatura do ambiente,quantos quartos, salas, áreas o cliente precisa, o estilo de vida desse cliente, entre outras tantas coisas.
Depois de toda essa pesquisa o Arquiteto vê quais as reais necessidades do cliente, e qual seria a melhor forma de atende-las, ele colocará todo seu conhecimento em artes, edifícios e aquele bom gosto que falamos em outro post,  em prática e fará um projeto que além de bonito, suprirá todas as necessidades do cliente, isso é o melhor a acontecer, se funciona para o que foi proposto a beleza se torna quase desnecessária, pois se funciona como o esperado aí que está a beleza!
Todos os outros trabalhos de uma construção devem passar pelo Arquiteto, hidráulica, elétrica, ventilação, etc.
Por isso um Arquiteto aprende na faculdade um leque maior de opções.
O Arquiteto pode ter uma vasta atuação no mercado, segundo a Lei federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973, que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista e as especificações de serviços que podem executar, cabendo ao arquiteto as seguintes atividades referentes a edificações: conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins.

A quem diga que o Arquiteto só possa planejar edifícios de um certo tamanho, isso é mito!
O Arquiteto pode realizar obras de qualquer tamanho!
O arquiteto pode planejar desde edifícios, parques, hospitais, a objetos, e interiores, essa é a grande diferença entre a Engenharia Civil.

Espero ter iluminado um pouquinho as dúvidas de vocês, um beijão e até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário