sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Le Corbusi.. o que?

Nenhum comentário
Como eu disse antes, não gente, não é nome de comida!
Le Corbusier é o pseudônimo de Charles-Edouard Jeanneret-Gris, francês de origem Suíça que foi nada menos que a figura mais importante da arquitetura moderna, arquiteto urbanista e pintor.
É considerado um dos maiores arquitetos do século XX, nascido em (La Chaux-de-Fonds6 de Outubro de 1887  e morto aos 78 anos por afogamento no mar mediterrâneo Roquebrune-Cap-Martin27 de Agosto de 1965). Oito anos antes havia feito o projeto de seu tumulo que foi construído imediatamente após sua morte.
Embora tenha dado muita enfase a sua carreira como arquiteto, contribuiu também para a pintura e teoria artística, ajudou a fundar o movimento purista, uma derivada do cubismo nos anos 1920.
Estudou artes e oficios em sua cidade natal na Suíça, e mudou-se para Paris aos 29 anos onde adotou o sobrenome de seu avô materno como pseudônimo.
Sua figura era marcada por óculos redondos de armação grossa e aros escuros, e sua inseparável gravata borboleta.
Fato importantes:
O que não é importante na vida desse homem não é mesmo? Mas vamos lá a um resuminho rápido!
  • Fez várias viagens pelo mundo em busca de maior conhecimento, de cada lugar e influências que encontrava, trazia consigo apenas o que achava essencial e atemporal.
  • Projetou sua primeira casa aos 18 anos (1905).
  • Dentre os lugares para onde viajou estão: Itália(1907), Alemanha(1910), América do Sul(1929).
  • Le Corbusier criou o conceito de cidade funcionalista (onde a cidade funcionária como uma maquina, em função as necessidades do homem).
  • Com seus conceitos revolucionou a cultura arquitetônica do mundo inteiro.
  • Uma de suas maiores contribuições foi os Cinco Pontos da Arquitetura Moderna.
  • A cidade de Brasília foi concebida seguindo suas teorias.

Entre seus projetos mais famosos se encontram:

  • Villa Savoye - uma das residências mais famosas do mundo. Le Corbusier aplicou aqui seus 5 pontos para uma nova arquitetura.
  • Unidades de Habitação - a primeira construída (em Marselha) abriu caminho para a realização de mais três na França e uma naAlemanha Oriental. Estabeleceu a prática da construção modularizada e possibilitou ao arquiteto estudar as proporções humanas aplicadas ao projeto de edificações, sintetizadas em seu modulor.
  • Conjunto de edifícios-sede da Organização das Nações Unidas - Nova IorqueEstados Unidos1953. Embora não tenha chefiado a equipe que projetou o complexo, Corbusier exerceu um papel bastante ativo em seu projeto. O projeto é considerado um dos representantes máximos do International style.
  • Palácio da Assembleia em Chandigarh, 1953. Assim como os outros edifícios da cidade, representa uma mudança na trajetória do arquiteto. Le Corbusier passa a adotar um partido mais brutalista em seus projetos.
  • Chapelle Notre-Dame-du-Haut - capela em Ronchamp, França, 1955. Uma das capelas mais famosas do mundo, também representa uma virada na obra do arquiteto.
Isso foi só um resuminho sobre a vida e importância desse grande homem, e não esqueçam esse nome Le Corbusier, vocês verão muito sobre ele na faculdade, se interessou pelo assunto? Então faça uma pesquisa mais a fundo e verá muitas coisas legais, aqui foi só um resuminho!
Um beijo e até o próximo post!

Fonte: Wikipedia, e pesquisa entre outros sites.






Nenhum comentário :

Postar um comentário