segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Desenho de Observação

Nenhum comentário
Se você acha que vai chegar na faculdade e de cara já vai sair projetando casas, cidades e edifícios de 50 andares, sinto muito em ti avisar, mas as coisas não são bem por ai.
Tivemos que fazer muitos desenhos sim mas maioria de observação e sem régua, isso mesmo desenhar a mão livre e como eu disse, não é todo mundo que nasce com o dom divino de Deus de desenhar, e tem aquela certa dificuldade, ai você pensa "poxa vida podia deixar usar régua", não, não devia!
Apesar de que quando já estivermos formados a maioria dos projetos não serão feitos dessa maneira, podem surgir situações inusitadas, em que um cliente queira fazer uma mudança na planta e pedir pra você colocar uma parede a mais na cozinha. Isso mesmo! Ali na hora só pra ela conseguir visualizar a mudança, imagina só o arquiteto não conseguir traçar uma linha reta!
Você sabe o que um desenho de observação?
Esse ai de cima foi eu que fiz!
"Desenho de observação" é praticamente autoexplicativo, mas vamos lá vou dar uma explicadinha rápida!
É uma técnica para você aprender a perceber os detalhes, proporção, luz e sombra de objetos ou ambientes, pode ser feito como o desenho a cima com traços firmes, ou com traços no estilo de esboço.
No caso desse desenho ele foi feito na aula de Projeto Arquitetônico Espaço e Forma (PAEF), e o professor gosta de traços firmes por isso fiz dessa maneira, e ganhei a nota máxima fiquem orgulhosos!
A aula foi mais ou menos assim, levamos papel paraná e montamos uma maquete não figurativa, e a partir dessa maquete fizemos o desenho de observação, o professor deu a opção de desenhar observando a fotografia da maquete, mas eu preferi fazer observando a maquete real mesmo, pois por incrível que parece tenho mais dificuldade em desenhar olhando a foto,  e também me sentiria trapaceando rs!
A baixo foto da maquete e desenho de observação:


Algumas dicas para ter sucesso nos seus desenhos
  • Observe! Eu sei que parece obvio, mas o maior erro das pessoas ao fazerem um desenho de observação, é observar 10 segundos e desenhar 2 minutos, observe muito, cada forma, detalhe, luz sombra, textura, observe de novo e de novo, e desenhe menos tempo do que passou observando, é sério funciona!
  • Proporção! Preste muito atenção nela, e ai entra novamente a parte de observação, observe muito!
  • Tenha um traço limpo, deixa o desenho mais harmonioso.
  • Cuidado com a sujeira, isso mesmo sujeira, não estou falando do traço! Não importa um desenho estar maravilhoso, e a folha inteira suja, não é mesmo? 
Os professores da faculdade levam muito em consideração a limpeza da folha, se esta amassada ou não, com marcas de borracha (por isso use as borrachas especificas que indiquei aqui.
O desenho de observação como qualquer outro vai sendo aprimorado com o tempo, então se você tiver um tempinho no seu dia, desenhe, desenhe e desenhe muito!
Em outro post vou mostrar alguns desenhos de observação que fiz por conta própria, aguardem!
Um beijo e até o próximo post e não se esqueçam de comenta.






Nenhum comentário :

Postar um comentário